ESPN - Diante do maior público da competição, 55.445 pagantes, Ceará e Vasco empataram sem gols em partida disputada na noite desta terça-feira, no Castelão, em Fortaleza, no encerramento do primeiro turno do Campeonato Brasileiro da Série B. O resultado manteve a equipe de São Januário na liderança com 39 pontos ganhos, enquanto o Ceará segue na segunda posição, com 35 pontos ganhos.
O resultado refletiu o comportamento das duas equipes, que não conseguiram ser brilhantes em momento nenhum do jogo. O Ceará foi mais agressivo, mas não teve competência para criar situações reais de gol. Dirigido por Zinho,- Jorginho cumpriu suspensão - o Vasco foi uma sombra da equipe que lidera a competição desde o início. O Vasco não mostrou inspiração ofensiva e ainda perdeu dois jogadores por contusão, o que atrapalhou ainda mais o rendimento da equipe.
Na próxima rodada, que só acontecerá na segunda quinzena de agosto, o Ceará vai visitar o Paysandu, em Belém. O Vasco vai enfrentar o Sampaio Corrêa, em Cariacica.
O jogo - Diante de um público entusiasmado, o Ceará começou a partida no ataque, pressionando em busca do primeiro gol. Aos cinco minutos, Rafael Costa ganhou da zaga após cruzamento, mas a bola saiu sem levar perigo. O time da casa seguiu pressionando e, aos nove minutos, após levantamento de Felipe, Diogo Felipe subiu mais do que os zagueiros e cabeceou com perigo para o gol de Martín Silva.
O Vasco não conseguia se encontrar em campo, seus jogadores mostraram muito nervosismo e, por reclamar contra as decisões da arbitragem, Jorge Henrique e Andrezinho foram advertidos com cartão amarelo.
O time da casa continuava melhor e, aos 20 minutos, Rafael Costa perdeu uma grande chance de abrir o marcador. O atacante recebeu na frente do goleiro Martín Silva e bateu para fora.
O Ceará marcava a saída de bola e dificultava a movimentação dos jogadores cruz-maltinos. Sem receber a bola, os atacantes eram obrigados a recuar para participar do jogo. Só aos 24 minutos é que a equipe carioca conseguiu concluir para o gol. Jorge Henrique chutou, mas o chute saiu mascado e sem levar perigo para o goleiro Éverson.
Aos 32 minutos, o goleiro Martín Silva evitou o primeiro gol do Vasco ao desviar para escanteio, com a ponta dos dedos, a cobrança de falta executada por Eduardo.
O time carioca encontrava grande dificuldade para chegar na área cearense. Aos 35 minutos, Andrezinho bateu de longe e Éverson defendeu com facilidade. Nos minutos finais do primeiro tempo, o atacante Rafael Costa teve duas oportunidades para concluir, mas não conseguiu levar perigo ao gol defendido por Martín Silva.
Ceará e Vasco voltaram sem modificações para o segundo tempo. E os dois times voltaram mais cautelosos, congestionando o meio campo e pouco aparecendo na área do adversário. Só aos dez minutos é que o alvinegro cearense conseguiu criar a primeira oportunidade, mas Wescley chutou sem direção a bola que foi passada por Rafael Costa. O time carioca respondeu com um lançamento de Yago Pikachu para Ederson, mas o goleiro Éverson chegou antes e rebateu com os pés.
Aos 15 minutos, o lateral-esquerdo Thallyson investiu pela esquerda e lançou Wescley que bateu com efeito, mas Martín Silva fez grande defesa, espalmando para escanteio. A situação do Vasco ficou mais complicada quando Rafael Marques e Jorge Henrique se chocaram e bateram a cabeça, caindo cada um para o lado. O atacante chegou a passar mal, mas decidiu seguir no jogo, enquanto o zagueiro não teve condições para prosseguir e foi substituído por Jomar.
O Vasco encontrava grande dificuldade para armar jogadas ofensivas por causa da boa marcação da equipe cearense e quase não incomodava o goleiro Éverson. Aos 31 minutos, Ederson foi lançado na corrida, chegou a passar pelo goleiro Éverson, mas perdeu a chance de concluir por não conseguir dominar a bola que saiu pela linha do fundo.
Empurrado pela torcida, o Ceará ainda tentou pressionar em busca do gol da vitória, mas o Vasco soube bloquear as investidas e quase conseguiu chegar ao gol aos 41 minutos quando Eder Luis se livrou da marcação e tentou lançar Nenê, que entrava livre pelo outro lado, mas Eduardo conseguiu evitar que a bola chegasse ao atacante cruz-maltino.