Postagem em destaque

CEARÁ 108 ANOS!

  PARABÉNS CEARÁ! Postagem especial de 108 anos. RAIO X DA HISTÓRIA DO CEARÁ S.C. Histórico Geral Jogos: 4.526 (46 sem resultados) Vitórias:...

FORTALEZA 1 x 2 CEARÁ


Mauro Jefferson



Site Oficial - O Ceará é o Campeão Cearense da temporada 2018. Na tarde desse domingo, o Vovô repetiu o placar do primeiro jogo da decisão e derrotou o Fortaleza por 2 a 1, na Arena Castelão e conquistou o 45º título estadual. No certame local, nenhum outro time é mais vitorioso que o Alvinegro.

Dois golaços decretaram a vitória do Vovô sobre o rival, no Castelão. Aos 18’, após cobrança de falta de Juninho e corte da barreira, a bola sobrou limpa para Pio, que não perdoou e mandou um foguete de fora da área para abrir o marcador. O goleiro Matheus Inácio até tentou a defesa, mas sem sucesso.

Felipe Azevedo mostrou precisão e oportunismo ampliando para o Ceará já aos 39’ da etapa final. Arthur fez boa jogada da entrada da área, bateu, mas a bola resvalou na zaga tricolor, sobrando para Azevedo, que ainda ajeitou para a perna direita e chutou colocado, marcando um golaço. O Tricolor, que precisava vencer para ficar com o título, ainda descontou com Adalberto, mas ficou nisso mesmo. Final de jogo: Fortaleza 1 x 2 Ceará.

PÊNALTI E SUSTO - Ainda com 1 a 0 no placar, o Fortaleza teve pênalti marcado em cima de Osvaldo. Bruno Melo acertou o canto oposto do goleiro Everson, mas a bola tocou a trave e saiu pela lateral. Com pouco mais de 40 minutos de jogo, em disputa de bola aérea, Everson e Ligger ficaram estendidos no chão.

No mesmo instante, os DMs das equipes foram acionados. Everson conseguiu se recuperar, mas o zagueiro tricolor, não, e, mesmo consciente, teve que sair de campo na ambulância. Jean Patrick entrou na partida. Foram mais de sete minutos de jogo paralisado para atendimento médico. Ligger teve uma concussão, tipo de lesão cerebral causada por alguma pancada na cabeça.

Quem teve de receber a notícia do título alvinegro no hospital foi o técnico Marcelo Chamusca. Antes da parada técnica do 1º tempo, o treinador do Ceará teve uma queda brusca de pressão e foi atendido no vestiário do time na Arena Castelão. O auxiliar Caé Cunha assumiu o comando da equipe até o fim do jogo.

No intervalo do jogo, o DM do Vovô optou por levar Chamusca para o Hospital da Unimed, onde continuou sob observação direta do Dr. Daniel Gomes. Ao final da partida, o treinador recebeu alta e postou foto em seu perfil no Instagram agradecendo as orações e felicitando a Nação Alvinegra pelo título. “Acabei de receber alta e agradeço a cada um pelas orações. Estou bem, retornando para casa”, disse na publicação.

ELENCO FORTALECIDO - Ao todo, o Ceará jogou 18 vezes pelo Estadual 2018. Dessas partidas, 12 foram disputadas com time considerado alternativo. Com uma agenda de três competições simultâneas (Copa do Brasil, Nordestão e Cearense), o técnico Marcelo Chamusca teve que revezar formações para suprir a demanda absurda de jogos.

Na primeira fase, dos 9 jogos, o Alvinegro venceu 6, empatou 1 e perdeu dois. (Aproveitamento de 70.37%). Na segunda fase da competição, mais 5 jogos: 3 vitórias e dois empates. Na semifinal, contra o Unilinic, goleada na primeira partida por 6 a 0 e derrota na volta; 1 a 0 para a Águia da Precabura. Na final, dois resultados de 2 a 1 sobre o rival e título garantido.

“NÃO SE JOGA, SE GANHA” - Em 2018, Ceará e Fortaleza se enfrentam quatro vezes. Duas partidas nas fases iniciais, além dos dois confrontos da decisão. Foram três vitórias do Vovô e um empate; sete gols marcados e três sofridos. No primeiro duelo da Final, Arthur marcou os dois gols do Mais Querido na vitória contra o Tricolor. Com 19 anos, o camisa 40 do Vovô é o artilheiro do time e tem 16 gols na temporada (em três competições diferentes). Nenhum jogador no Brasil marcou mais gols que o garoto Arthur.