Futebol Interior - A pausa para a Copa do Mundo parece ter feito bem ao Ceará. Na noite desta quarta-feira, o time cearense conquistou a sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro ao bater o Sport, por 1 a 0, no Estádio Presidente Vargas, na abertura da 13ª rodada.
A última vitória alvinegra havia sido no dia 8 de abril, sobre o Fortaleza, na final do Campeonato Cearense. De lá para cá, foram 16 partidas. O gol marcado por Arthur não tira o Ceará, que chegou aos oito pontos, da lanterna.
O Sport está em situação bem mais tranquila. Pelo menos na tabela de classificação. Com salários atrasados, o time pernambucano estacionou nos 19 pontos e perdeu a chance de entrar na zona de classificação para a Copa Libertadores.
QUEM JOGA EM CASA? - Mesmo jogando em casa, o Ceará procurou explorar o contra-ataque, com três volantes e dois atacantes de velocidade, abrindo mão de um centroavante. A primeira finalização veio apenas aos 15 minutos. Richardson recebeu de fora da área e tentou o chute colocado, mas mandou fraco nas mãos de Magrão.
A resposta rubronegra foi mais perigosa. Fellipe Bastos arriscou de muito longe e quase surpreendeu Éverson, que espalmou para escanteio com as pontas dos dedos. Aos 26, Marlone soltou a bomba pela linha de fundo. Com o passar do tempo, o Sport passou a dominar a partida.
Marlone foi até a linha de fundo e cruzou para Rafael Marques, que só não marcou porque Éverson tirou a bola da cabeça com um leve desvio. Aos 36, a zaga alvinegra afastou mal e Rafael Marques bateu. O goleiro do Ceará precisou fazer a defesa em dois tempos. O futebol apresentado pelo Vozão não agradou a torcida e algumas vaias foram escutadas na descida para o intervalo.
LAVOU A ALMA - Logo aos cinco minutos do segundo tempo, Fabinho cruzou e Felipe Azevedo, livre de marcação, cabeceou para fora. Aos oito, o Ceará não desperdiçou e abriu o placar. Dessa vez como garçom, Felipe Azevedo cruzou e Arthur, que entrou substituir Éder Luis no intervalo, desviou de cabeça no cantinho.
Empurrado pela torcida, o Ceará continuou em cima e quase fez o segundo em chute de Arthur para fora. O empate do Sport quase veio aos 23. Luiz Otavio furou na hora de cortar e a bola sobrou para Andrigo finalizar cruzado. Éverson desviou com as pontas dos dedos e evitou o gol.
A partida ficou aberta. No contra-ataque, Juninho chutou e Magrão fez boa defesa, espalmando para escanteio. Aos 37, Andrigo arriscou de fora da área e Éverson mandou pela linha de fundo. Nos minutos finais, o Sport jogou com um homem a menos porque Fellipe Bastos sentiu câimbras e o técnico Claudinei Oliveira havia feito as três alterações.